SETEMBRO AMARELO: A IMPORTÂNCIA DE FALAR SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

  • Post author:
  • Post category:Gerais

O período de lockdown, nos anos de 2020 e 2021, chocou o mundo – pois provocou graves reflexos na saúde mental das pessoas. Os numerosos casos de doenças mentais nesta fase foram agravados em razão do árduo momento enfrentado, seja pela doença ou pela crise desencadeada por ela. Dessa forma, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no mês de conscientização sobre saúde mental faz-se de fundamental importância para a população.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, o número de suicídios entre 2019 e 2020 encontra-se em estado de estabilidade. Apesar disso, o aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais é evidente.

O SINDOJUS/MG enaltece este importante movimento pois, Oficiais e Oficialas, no exercício de sua essencial e digna função de levar a justiça aos cidadãos, têm contato direto com as mazelas da sociedade. Estes(as) Servidores(as) enfrentam diariamente um cotidiano rodeado de pressões e, por muitas vezes em condições nocivas. Casos de assédio moral são vários, o que ocasiona frustrações ou até mesmo um sentimento de inferioridade. Em consequência observa-se o crescente número de casos de depressão dentro da nossa categoria.

A CAMPANHA

O suicídio, assunto o qual historicamente foi um tabu da humanidade, ainda hoje, encontra dificuldades para ser abordado. Para minimizar as grandes adversidades na identificação de sinais, na oferta e busca por ajuda especializada, assim como cessar preconceitos e incentiva a buscar por mais informações – setembro designa o mês mundial da prevenção do suicídio.

A campanha Setembro Amarelo visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Realizada durante todo o ano, a campanha promove diversas discussões, a fim de disseminar informações de qualidade acerca do tema, são organizadas mobilizações durante este mês, com caminhadas e decorações em monumentos históricos brasileiros com a cor amarela; já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.

O slogan da campanha  – “falar é a melhor solução” – demonstra a melhor maneira e evita que ideações suicidas evoluam: conscientizando as pessoas. Os organizadores da campanha destacam que a conscientização pode prevenir 9 a cada 10 situações de atos suicidas.

Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, bem como o Conselho Federal de Medicina – CFM, vêm desempenhando um importante papel nesse combate, e desde 2014 as entidades organizam a campanha Setembro Amarelo – que é um importante alerta para toda sociedade, e principalmente à nossa Categoria.

Também neste mês, no dia 10, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

OS SINAIS

Segundo o site oficial da campanha, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais; em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Clique aqui para ter conhecimento dos fatores.

O Ministério da Saúde destaca sintomas provenientes da depressão, como: fadiga ou perda de energia; alteração no sono; irritabilidade; retraimento; pensamentos de morte; ideação suicida. Outras características também encontradas nestes quadros são: tristeza; baixa autoestima; pessimismo; pensamentos negativos recorrentes; desesperança e desespero.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

Carlos Correia, voluntário e porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), ressalta que dentre os 32 suicídios que ocorrem diariamente no país, média de 1 morte a cada 45 minutos, é algo que pode ser reduzido. “Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o copo está para transbordar e, nesse momento ou antes disso, pedir e aceitar ajuda é muito eficiente. Conversar com alguém, seja conhecido ou desconhecido, de forma acolhedora e sem críticas já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento.” O voluntário do CVV complementa que muitas vezes as pessoas precisam de acompanhamento médico e/ou psicológico, mas que o serviço do CVV atua em situações de crises como complemento a esse tratamento.

A falta de conhecimento sobre o transtorno e a falta de empatia por parte da sociedade fazem com que muitas pessoas identifiquem estes sintomas, sofram constantemente e não busquem ajuda.

ENCONTRE AJUDA

De acordo com os organizadores da campanha, ABP e CFM, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais – que podem ser tratadas. Dessa forma, o reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar. A depressão pode ser curada – há solução.

Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure um dos psiquiatras ou uma federadas associados à campanha, por meio do site oficial da campanha e acesse a área “Encontre ajuda” ou converse com voluntários da CVVO Sistema Único de Saúde (SUS) também fornece atendimento especializado e gratuito para toda a população, por meio dos postos de saúde mais próximos.

A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio. Sabendo disso, o Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais -SINDOJUS/MG – é apoiador da campanha Setembro Amarelo, para prevenir os casos é por meio da conscientização e promover o cuidado da saúde mental de todas e todos.

Reprodução: SINDOJUS/MG