PJES determina participação de servidores em curso de nivelamento

O Ato Normativo nº 084/2020 determina que os servidores (efetivos, comissionados sem vínculo e cedidos/requisitados) das unidades judiciárias e administrativas do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, participem, no horário de expediente, até o dia 15 de agosto de 2020, do Curso EAD Nivelamento dos Servidores do Poder Judiciário.

O Ato destaca a importância da capacitação para servidores como forma de impulsionar a prestação jurisdicional com a oferta de um serviço público de qualidade e os temas de interesse institucional, dentre eles, aqueles relacionados com a gestão cartorária e a utilização das Tabelas Processuais Unificadas – TPU.

As inscrições para o curso devem ser realizadas no site do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário CEAJud, http://www.cnj.jus.br/eadcnj.

Após a conclusão do curso os servidores deverão encaminhar o certificado emitido pelo CEAJud à Secretaria de Gestão de Pessoas para anotação em ficha funcional, por meio do SEI.

 Opinião do Sindioficias-ES

“O SINDIOFICIAIS se caracteriza por ser uma entidade entusiasta da capacitação profissional do Oficial de Justiça. A nova sede, inclusive, conta com o Centro de Estudos e Treinamentos (CET), equipado para promover a atualização da categoria, como medida de melhorar a prestação de serviço e otimizar o tempo no exercício das suas atividades diárias.

Entendemos que o servidor público deve se capacitar e se atualizar, como uma forma de contribuir para o avanço dos métodos de trabalho que serão, daqui por diante, inseridos num universo de modernização tecnológica e unificado dentro do sistema PJe. A capacitação do oficial de justiça é condição para estar mais atuante dentro dos melhores métodos e práticas profissionais.

Nesse contexto, o entendimento das atribuições dos oficiais de justiça não pode ser segmentado, mas sim parte de um todo que se complementa para atender cada dia mais aos anseios da sociedade por eficiência e celeridade na prestação jurisdicional.

Entender os processos e procedimentos do serviço público de forma global cumpre o objetivo de ser eficiente nas atribuições e auxilia na redução do tempo de trabalho.

Pelo exposto, o Sindioficiais-ES apoia a iniciativa e conclama a categoria para uma efetiva participação e aproveitamento dos cursos de atualização e capacitação profissional que venham a ser ofertados pelo Egrégio TJES.”