Na manhã de quinta-feira (15/09/22), a Oficiala de Justiça maranhense, que pediu para não ser identificada, foi vítima de assalto no exercício de suas funções.
A Oficiala, comprometida com suas demandas, empenhada a cumprir um mandado de intimação, encontrava-se na porta da residência do intimado, quando dois indivíduos aproximaram-se e, de forma extremamente violenta, deram voz de assalto. Enquanto um dos marginais esbravejava palavras do mais baixo calão e exigia que entregasse a chave da moto, o outro sacou uma arma da cintura e encostou na cabeça da vítima, e começou a dizer que iria matá-la, em um estado de extrema vulnerabilidade, a única saída foi se identificar para o assaltante. Que somente após a identificação o criminoso resolveu ir embora levando a motocicleta, a bolsa com vários cartões de crédito, uma quantia em dinheiro de R$ 300,00 reais, além do telefone celular e demais objetos pessoais.
A FESOJUS-BR está sempre atenta aos amigos e colegas de todo o Brasil e se solidariza com a Oficiala de Justiça do Maranhão sobre este repugnante fato. Que sejamos sempre unidos e fortes.
A Oficiala de Justiça, que relatou aos prantos o momento de terror vivido enquanto cumpria o seu ofício, está exposta à extrema falta de segurança na profissão. “Ainda estou muito abalada psicologicamente, estou enfrentando um sentimento de vulnerabilidade, insegurança e impotência”.
A diretoria do SINDOJUS-MA prestou solidariedade à Oficiala de Justiça. A entidade continuará a trabalhar para que seja reconhecido o Risco de Vida dos Oficiais e que medidas de proteção sejam adotadas pelo Poder Judiciário, de modo a estabelecer protocolos que ofereçam segurança aos Oficiais de Justiça no exercício da atividade.