Sindojus-CE: Guardião da saúde mental dos Oficiais e Oficialas!

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) se uniu ao trabalho de promoção da saúde mental realizado pelo Ministério Público do Estado (MPCE), integrando a Comissão Corrente da Vida e atuando no Programa Vidas Preservadas. Até o momento, o sindicato participou de dois Treinamentos chamados “Guardiões da Vida”, visando levar aos Oficiais e Oficialas de Justiça um pouco do cuidado necessário para manutenção de sua saúde mental.

As ações foram realizadas em 15 de junho e em 20 de setembro deste ano, quando foram realizados os Treinamentos voltados não só à categoria dos Oficiais e Oficialas de Justiça, mas também aos servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e demais colaboradores do judiciário cearense.

Além de conscientizar para necessárias intervenções à saúde mental, a ideia do Guardiões da Vida é melhorar as relações interpessoais no trabalho, reduzindo a psicofobia (preconceito contra as pessoas que apresentam transtornos e/ou deficiências mentais), melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do profissional.

A Comissão Corrente da Vida é formada pela Diretoria do Sindojus-CE e por Oficiais e Oficialas de Justiça voluntários, tendo como objetivo fortalecer uma grande corrente em defesa da vida.

O presidente do Sindojus-CE, Francisco Vagner Lima Venâncio, explica que o Guardiões da Vida é apenas uma das ações voltadas a manutenção da saúde mental dos Oficiais e Oficialas de Justiça do Ceará. Segundo ele, o projeto é muito mais amplo e a ideia é garantir que todos os filiados tenham atenção, sejam ouvidos e, se necessário, recebam o atendimento necessário para viver de forma plena sua vida profissional e familiar.

Para a Oficiala da Comarca de Beberibe, Carla Barreto, uma das voluntárias do projeto, tem sido fundamental a participação e a interação de Oficiais de Justiça com os trabalhos da Comissão. “Essas ideias só poderão se converter em providências mais concretas se demonstrarmos, com presença e engajamento nos eventos; que esse tema importa e que emergiu por uma sobrecarga indevida de trabalho que, somado a outros fatores do cotidiano, tem nos adoecido”, frisa. “É preciso que nos cuidemos e, também, exijamos cuidado o cuidado devido”, reforça.

🚨 Busque ajuda profissional
Tristeza, sensação de vazio, sentimento de culpa, baixa autoestima, sono e apetite alterados, cansaço, falta de concentração, irritabilidade, além de interpretação distorcida e negativa da realidade são alguns sintomas de depressão. Caso você esteja sentindo algo assim, lembre-se que para todo problema há solução. Não hesite em buscar ajuda profissional.
Em todo o Estado do Ceará, esse apoio é prestado pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e por unidades como o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). É feito atendimento também no Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará (UFC): (85) 3366.8149 e (85) 98400.5672. E de forma remota pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.
Nos casos de urgência e emergência, deve-se acionar a Polícia Militar do Ceará (PMCE) pelo 190, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192 ou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) no 193.

Por Assessoria da Fesojus-BR, Jornalista Patrícia Claudino, com informações da Assessoria do Sindojus-CE.