Na tarde de hoje, 04 de março de 2021, o Conselheiro Nacional de Justiça, juiz federal VALTER SHUENQUENER DE ARAÚJO se reuniu com representantes da federação, João Batista e Eleandro Alves, para tratar assuntos importantes para o oficialato.
O representante do Conselho ouviu atentamente a explanação dos representantes que se iniciou com a manifestação do presidente João Batista dando ênfase à importância do posicionamento daquele Conselho no sentido de assumir a defesa de uma padronização de procedimentos nos diversos órgãos do poder judiciário com a finalidade de proteger a categoria da exposição ao novo coronavírus.
Eleandro Alves manifestou a imperiosa necessidade da participação dos Oficiais de Justiça nas mudanças que vêm sendo realizadas com o advento da justiça eletrônica e as diversas ferramentas de inteligência artificial que estão sendo discutidas no âmbito do CNJ.
Destacou o vice-presidente “é preciso ter um olhar mais próximo de adequação do trabalho do oficial de justiça dentro do processo eletrônico”
Mencionou os procedimentos que tramitam no conselho: 3539-03 – Pedido de Providência, Consulta 6902-95 (que trata do perfil Sisbajud) e 1260-10 Pedido de Providencia que busca representantes dos oficiais no grupo de trabalho que visa a modernização dos processos de execução e cumprimento de sentença.
Os pleitos foram bem recebidos pelo conselheiro que se sensibilizou com a realidade vivenciada pela categoria que é linha de frente do poder judiciário. No seu entender a categoria deveria ter sido vacinada juntamente com os trabalhadores da saúde.
Ao final dos debates foi proposta pelo conselheiro a criação de um grupo de trabalho exclusivamente para discutir as inovações e o futuro da profissão, dentro de um critério sensível às demandas a serem apresentadas pelos representantes da categoria.
Afirmou o juiz que num espaço destinado exclusivamente para este fim haverá melhor aproveitamento e oportunidade de troca de ideias para a formatação de propostas.
A audiência foi assistida por lideranças sindicais dos entes filiados à FESOJUS-BR.
A federação agradece imensamente a oportunidade e se coloca à disposição para contribuir com propostas que melhorem a prestação jurisdicional, especialmente visando a efetividade e celeridade processual.
Fico muito feliz e parabenizo a Fesojus pelo interesse em inserir o Oficial de Justiça nessa onda de inovação pela qual passa o Poder Judiciário.
Tomara que essa reunião renda bons frutos!
Vanessa de Marchi – Canal Papo de Oficial