No momento você está vendo Oficiais de Justiça de MT recebem capacitação para atuarem na “Solução de Conflitos em Diligências”

Oficiais de Justiça de MT recebem capacitação para atuarem na “Solução de Conflitos em Diligências”

  • Post author:
  • Post category:Gerais

O curso foi ministrado pelos oficiais de Justiça de Alagoas e de Santa Catarina, Ricardo Prado e Daniel Faião.

O curso “Solução de Conflitos pelo Oficial de Justiça em Diligências”, focado em mediação e conciliação no cumprimento de mandados judiciais, foi promovido pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso, com o apoio do Poder Judiciário. O curso ocorreu na sexta-feira (02.08), de forma presencial e híbrido.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira, participou da abertura da aula inaugural, realizada na Escola dos Servidores. Juvenal Pereira destacou que o curso está alinhado com a gestão da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, que prioriza a pacificação social por meio de métodos autocompositivos. Ele afirmou que a conciliação oferece satisfação tanto para o jurisdicionado quanto para o Estado, gerando economia e eficiência.

Conforme o corregedor-geral, a autocomposição é ideal porque permite que as partes cheguem a um acordo mutuamente satisfatório, ao contrário de uma decisão judicial, que raramente satisfaz plenamente ambos os lados.

O presidente do Sindojus/MT, Jaime Rodrigues, agradeceu ao Judiciário pelo apoio na capacitação dos servidores e ressaltou a importância do curso para o Poder Judiciário e para os oficiais de justiça do Estado de Mato Grosso. “É uma conquista do Sindojus/MT por entender a importância da capacitação dos oficiais de Justiça. Além disso, o ganho é para o Poder Judiciário e para a sociedade, que pode resolver alguns conflitos com mais agilidade, sem precisar que processos se arrastem por anos, sem solução”, opinou Rodrigues.

O curso foi ministrado pelos oficiais de Justiça de Alagoas e de Santa Catarina, Ricardo Prado e Daniel Faião. Eles destacaram que o Tribunal de Mato Grosso é pioneiro em oferecer capacitação aos oficiais de Justiça de forma híbrida, com aula inaugural presencial e online. Nos próximos quatro meses, as aulas serão na modalidade EAD (Educação a Distância).

Ricardo Prado destacou que, ao final do curso, os oficiais de justiça estarão habilitados a atuar como conciliadores e mediadores em diligências. Ele convidou os oficiais de justiça a repensarem suas profissões em face da inteligência artificial, ressaltando a importância de atuarem na conciliação, proporcionando soluções rápidas e eficientes para os conflitos.

O presidente do Fesojus/Brasil, João Fernandes, participou da aula inaugural e ressaltou a importância da conciliação, destacando que as partes não precisam gastar tempo com documentos, nem sofrer o desgaste emocional de ficar mantendo um conflito por tempo indeterminado.  “A conciliação e a mediação são instrumentos eficazes de pacificação social, solução e prevenção de litígios”.

Luciana Dias Mancio Etiene, oficial de justiça das Varas Especializadas da Infância e Juventude de Cuiabá e aluna do curso, expressou satisfação em contribuir para a pacificação social, destacando a honra de fazer parte dessa iniciativa inovadora do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso e do Tribunal de Justiça.

Repost SINDOJUS-MT