No momento, você está visualizando SINDIOFICIAIS-ES acompanha capacitação de oficiais de justiça no projeto piloto de Agente de Inteligência

SINDIOFICIAIS-ES acompanha capacitação de oficiais de justiça no projeto piloto de Agente de Inteligência

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Gerais

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Espírito Santo (SINDIOFICIAIS-ES) acompanhou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a capacitação dos oficiais da Comarca de Vila Velha no projeto piloto da Central de Inteligência para Pesquisa e Constrição Patrimonial, promovido pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O curso, coordenado pela Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), teve como tema a Busca Patrimonial On-line e abordou o uso de ferramentas eletrônicas para localização de bens e pessoas, como Sisbajud, Renajud, Infojud, Infoseg, SREI e Serp.

O presidente do SINDIOFICIAIS-ES, Paulo Sérgio Torres Meinicke, destacou a importância da qualificação da categoria, ressaltando que iniciativas como essa garantem que os oficiais acompanhem as inovações tecnológicas e ampliem a própria atuação no Judiciário. Ele também reforçou que a valorização da categoria passa pelo reconhecimento do papel essencial do oficial à Justiça e pela capacitação contínua.

A ação foi prestigiada pela desembargadora Marianne Júdice de Mattos, supervisora das Varas Cíveis do TJES e incentivadora do projeto, pelo desembargador Júlio César Costa de Oliveira, diretor da Emes, pela juíza Maria Izabel Pereira de Azevedo Altoé e pelo juiz Anselmo Laghi Laranja, ambos coordenadores da Emes, além do diretor de Comunicação do SINDIOFICIAIS-ES, Roberto Branquinho Lucas.

A Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR) enalteceu a iniciativa do TJES e também reconheceu o apoio do SINDIOFICIAIS-ES ao projeto. Segundo a Federação, essa capacitação reforça o compromisso com a modernização do trabalho dos oficiais e a busca por melhores condições de atuação da categoria.

O projeto piloto, instituído pelo Ato Normativo nº 301/2024 do TJES, faz parte do planejamento estratégico do Tribunal, alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e visa aprimorar a eficiência no cumprimento das determinações judiciais.